top of page

 A Nossa História

A banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne é uma das mais antigas do sul do país.

Fundada em 1 de Maio de 1859, era Presidente da Direção da então denominada "Distracção Philarmónica Padernense", o senhor António de Sousa Ramos, irmão do tenente Simão Ramos, também fundador. Atualmente a sociedade é composta por uma banda filarmónica, um grupo coral e uma escola de musica.

Entre 1866 e 1873 foram regentes o maestre Bruno e mais tarde um filho deste. Depois o padre António do Espírito Santo Ramos, irmão do grande poeta lírico João de Deus; o padre José Sebastião Neto, mais tarde D. José III, cardeal patriarca de Lisboa.

 

 

De 1873 a 1898 foi regente António dos Santos Silva, pai do então diretor do jornal “ A Avezinha “ (Jornal de Paderne ). Depois de um curto período de inatividade que viria a repetir-se em 1905, a banda foi dirigida pelo padre João de Sena Neto, sendo o nome alterado para Sociedade Filarmónica União Restaurada.

Depois, em 1918 e durante os anos em que a banda atingiu maior projeção foi dirigida pelo saudoso professor Francisco Acácio. Foi ainda nesta altura que o nome foi alterado para o atual Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

Em Novembro de 1996, a Câmara Municipal de Albufeira concedeu a esta coletividade a Medalha de Mérito - Grau de Ouro.

bottom of page